quinta-feira, 6 de março de 2014

Tráfico humano é tema da Campanha da Fraternidade 2014


Atividades prevêem ações de conscientização e prevenção em todo o país durante o ano. 


Marcando o início da Quaresma, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou  nesta quarta (5) a Campanha da Fraternidade 2014. Neste ano, as ações e reflexões vão tratar do tema “Fraternidade e tráfico humano”, com lema baseado na citação bíblica de Gálatas 5:1 – “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. O objetivo da campanha é de identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade, dos direitos e da liberdade humana, mobilizando as pessoas contra esse crime.
O tráfico de pessoas é uma prática do crime organizado, com estrutura sofisticada e ramificada nos grandes centros urbanos e em regiões de fronteira. Conforme ilustra o cartaz da Campanha da Fraternidade, o crime é praticado em quatro modalidades, entre o tráfico para a exploração do trabalho, para a exploração sexual, para extração de órgãos e o tráfico de crianças e adolescentes. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a prática movimenta 32 bilhões de dólares por ano em todo o mundo, com 85% do valor vindo do tráfico para fins sexuais.
De acordo dados da ONG (Organização Não-Governamental) Walk Free, são 30 milhões de pessoas no mundo vítimas de tráfico humano. Relatório da entidade em 2013 aponta 200 mil pessoas em situação de mão-de-obra escrava no Brasil, colocando o país na 93ª posição do ranking global de escravidão. Já números da OIT (Organização Internacional do Trabalho) apontam 21 milhões de pessoas exploradas pelo tráfico, sendo 1,8 milhão na América Latina. O perfil das vítimas mostra que 74% são adultos (15,4 milhões) e a maioria – 55% - mulheres. O tráfico para trabalho forçado e para exploração sexual está entre as principais finalidades.
Em 2013, relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Tráfico de Pessoas da Câmara Federal concluiu que o Brasil está entre os dez países com mais vítimas do tráfico internacional de pessoas. Foram identificadas ocorrências das diversas modalidades em vários locais do país. Também no ano passado, pesquisa inédita do Ministério da Justiça revelou o tráfico de pessoas em 11 estados de fronteira. Segundo o estudo, entre 2005 e 2011 pelo menos 475 pessoas foram confirmadas como vítimas. Dos 514 inquéritos abertos pela Polícia Federal no período, 344 foram de trabalho escravo.

O lançamento da Campanha da Fraternidade 2014 em São Francisco do Maranhão aconteceu na noite  desta quarta-feira  (5), às 18h30,  com uma procissão que saiu da residência do Paulo Cesar Nepomuceno até a Igreja Matriz . Onde foi dada a continuidade da Celebração Eucarística .
No Brasil, uma das ações confirmada é a campanha “Jogue a favor da vida. Denuncie o tráfico de pessoas”, que prevê atividades de conscientização e prevenção contra o tráfico humano e a exploração sexual durante a Copa do Mundo. Membros da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) e de entidades parceiras vão atuar a partir de 18 de maio até o final do evento em todas as cidades-sede da competição. Panfletos com orientações serão distribuídos em rodoviárias, aeroportos e hotéis.




























Oração da Campanha da Fraternidade 2014


Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos 
e escravizados.
Fazei que experimentem a libertação da cruz e a ressurreição de Jesus.
Nós vos pedimos pelos que sofrem o flagelo do tráfico humano. Convertei-nos pela força do vosso Espírito, 
e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos. 
Comprometidos na superação deste mal,  
vivamos como vossos filhos e filhas, 
na liberdade e na paz. 
Por Cristo nosso Senhor. 

AMÉM!





Nenhum comentário:

Postar um comentário