quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

MA deverá pagar dívida para pacientes serem atendidos no PI


O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí e do Maranhão participaram ontem na Escola Fazendária de uma reunião ex-traordinária da Comissão Intergestora de Saúde, realizada para discutir os atendimentos no Piauí de pacientes que residem no Maranhão.
Os custos com pacientes que deixam o Maranhão para serem atendidos no Piauí chegam a R$ 8 milhões, e as principais cidades que recebem esses pacientes são a capital Teresina e Floriano. Além disso, existem ainda os atendimentos de alta e média complexidade que acabam chegando aos hospitais de Teresina, como o caso da oncologia. Ao todo, somente a capital atende pacientes de 39 cidades do Estado vizinho.
Após as discussões so- bre uma melhor resolução para o problema ficou encaminhado que a Comissão levará a seguinte proposta ao Ministério da Saúde: O Maranhão deverá pagar a dívida que já existente e a partir das decisões realizadas em Brasília, no Ministério da Saúde, deverá haver um fluxo interestadual entre Piauí e Maranhão de usuários, onde os pacientes deverão encaminhados de forma legal os atendidos no Piauí, sendo que de acordo com a regulação o repasse de recursos será feito ao Piauí, através de um encontro de contas entre os dois Estados.
Para a presidente do Cosems Piauí, Socorro Candeira, a reunião foi bastante produtiva e resolutiva, onde foi retirada uma resolução conjunta, e com isso poderá ser resolvido não só o problema de Teresina, como dos dois estados como um todo, Piauí e Maranhão.
O encontro reuniu a presidente do Cosems do Piauí, Socorro Candeira, a presidente do Cosems do Maranhão, o secretário municipal de saúde de Teresina, Dr. Noé Fortes, o subsecretário de saúde do Maranhão, José Mário Leite, vários secretários municipais de saúde dos dois estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário