sábado, 22 de junho de 2013

PRONATEC - EM SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO - MA


AULA INAUGURAL 

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO, Campus de São João dos Patos – realizou a Aula inaugural do Curso de Agricultura Familiar no município de São Francisco do Maranhão – Ma, o curso esta sendo ministrado na Escola Municipal Bernardino Viana (sede). Ontem 21/06, foi feita a abertura do programa PRONATEC no município que contou com a presença dos representantes do campus de São João dos Patos: Valter (Diretor de Planejamento e Gestão). Prof. Oliveira (Coordenador Geral do Pronatec campus São João dos Patos), Profª. Regina ( Coordenadora Adjunta do Campus) e representando O Prefeito Municipal de São Francisco o Sr. Luis Reis ( Secretario de Agricultura do Município ). 
Os representante do campus realizaram um explanação do que o Pronatec, e sua importância para o desenvolvimento da região e o tempo de duração do curso Agricultura Familiar que será de 200 horas, (10 finais de semana).














                                            Prof. Oliveira
Prof. Valter

Profª. Regina

Luis Reis - Sec. Agricultura

   
Alunos 
do Curso 

O que é o Pronatec?

 O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Objetivos e Iniciativas
Objetivos:
·         expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;
·         construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;
·         aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
·         aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;
·         melhorar a qualidade do ensino médio.

   Na Bolsa-Formação são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais e estaduais e nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT.
   São dois tipos de curso:
·         Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano;
·         Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses. 
   Durante o curso, o estudante receberá material didático e um auxílio para alimentação e transporte. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário