sábado, 1 de junho de 2013

Programa Incrível viaja pelas trilhas das águas do Parnaíba neste domingo, pela Rede Meio Norte

Programa que será exibido a partir da meia-noite deste domingo, pela Rede Meio Norte
01/06/2013 - 10:00
Viagem pelas trilhas das águas do médio Rio Parnaíba
Viagem pelas trilhas das águas do médio Rio Parnaíba
Foto: Reprodução
As belezas e riquezas naturais do Piauí e do Brasil são mostradas pela Rede Meio Norte, que tem em sua grade programas temáticos sobre ecoturismo, economia, comportamento, história, entrevistas e a partir da meia-noite deste domingo, o telespectador vai navegar numa aventura pelo caminho das águas do Rio Parnaíba no Programa Incrível, que será reprisado no domingo, às 15h.
viagem sobre as águas do Velho Monge começa na cidade de Floriano e vem até a capital.
No percurso, o Incrível vai mostrar os “Icebergs de Pedra”, a “Toca da Onça” e curiosidades sobre a navegação no rio.
Apresentada por Alcide Filho, a viagem começa pela cidade que é considerada o portão de entrada do sul e sudeste do Piauí. Debaixo da terra, uma das maiores reservas de gás natural do Brasil. Uma incrível aventura começa.
Os jet-skis aceleram suas turbinas de hidrojato com pilotos experientes e preparados para uma expedição que vai proporcionar ao telespectador muita beleza. A equipe faz esse roteiro acompanhada por profissionais qualificados da Marinha do Brasil.
Além das belezas naturais, o telespectador terá informações do rio Parnaíba, cujo leito é dividido nos trechos Alto Parnaíba, com 784 km, começa nas Nascentes do rio, inclui o lago da Barragem de Boa Esperança e segue até a foz do rio Gurgueia, o maior rio original do Piauí.
O Médio Parnaíba é o segundo trecho e possui 312 km, sendo o menor percurso. Começa na foz do rio Gurguéia e termina em Teresina, no encontro do Parnaíba com o rio Poti, maior afluente da margem direita.
O Baixo Parnaíba tem 389 km de extensão. É o trecho da foz do rio Poti ao Oceano Atlântico, onde o Parnaíba deságua na forma de um delta espetacular. As águas do Parnaíba, na soma total, percor-rem mais de 1480 Km, uma incrível hidrovia natural.
O trecho que o Incrível mostra à meia-noite deste domingo, o Médio Parnaíba, inclui municípios populosos. Do lado do Piauí, estão as cidades de Floriano, Amarante, Palmeirais, Nazária e Teresina. Pela margem esquerda, do lado do Maranhão, estão localizadas as cidades de Barão de Grajaú, São Francisco, Parnarama, Matões e Timon.
O Rio Parnaíba é uma trilha líquida perene com 20 bilhões de metros cúbicos de água que correm por seu leito a cada ano. Na sua margem direita, do lado do Piauí, o Parnaíba banha 27 municípios. Na margem esquerda, do lado do Maranhão, são 23 municípios.
O rio Parnaíba é uma confraternização das águas do Meio-Norte do Brasil. Seus afluentes mais importantes são os rios Gurgueia, Uruçuí - Preto, Canindé, Poti e rio Longá. Do lado maranhense, o destaque é o Rio Balsas que desemboca próximo das cidades de Benedito Leite (MA) e Uruçuí (PI).
Rio de curso plano, o Parnaíba revela os testemunhos de seu leito corrente mais antigo, ocorrido em um tempo geológico distante. Os paredões rochosos, barreiras que provocam desvios, são evidências de que um recuo do mar aconteceu aqui, há milhões de anos.
Isto é Incrível que será exibido à meia-noite deste domingo pela Rede Meio Norte, uma emissora que leva informação e entretenimento e tem compromisso com o telespectador piauiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário