quinta-feira, 21 de junho de 2018

A Duvida Continua Brandão vai insistir ?????

A imprensa nacional trouxe ontem uma nova informação sobre viagem do presidente Michel Temer (MDB) ao exterior, seguido pelos presidentes do Senado, Eunício Oliveira (MDB), e da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), que também decidiram deixar o país para não se tornarem inelegíveis.
Mas o que tem a ver a viagem tripla dos chefes de poderes políticos brasileiros com a realidade maranhense?
Foi exatamente a partir de uma viagem do governador Flávio Dino (PCdoB) ao exterior que o seu vice-governador, Carlos Brandão (PRB), tornou-se alvo da maior dúvida eleitoral de 2018: Brandão está ou não inelegível?
Pela interpretação literal da Lei, Brandão está, sim, inelegível. E está porque assumiu o governo após o prazo máximo estabelecido para isso, em 7 de abril.
Curiosamente, nesta data, Temer também estava no exterior. E Rodrigo Maia e Eunício Oliveira também evitaram assumir, passando o posto, como agora, para a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia.
Aliás, foi Rodrigo Maia, dias depois da viagem de Flávio Dino, quem alertou o governador maranhense de que o seu vice está inelegível. Brandão assumiu entre os dias 6 e 9 de abril. Ou seja, era governador depois do dia 7 de abril. Não pode, portanto, concorrer a nenhum outro cargo.
Mas Flávio Dino tem demonstrado desde então que pretende pagar para ver. Ele tem anunciado sistematicamente que Brandão continuará como seu companheiro de chapa, pouco importando o número de ações que questionarão essa chapa na Justiça Eleitoral.
É bom dizer, no entanto, que as ações questionadoras, mais cedo ou mais tarde, chegarão ao Tribunal Superior Eleitoral, que tem posicionamento claro sobre o assunto. E se Brandão for cassado depois do pleito, Flávio Dino também perde a candidatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário