terça-feira, 5 de abril de 2016

Força Estadual de Saúde inicia atividades em São Francisco do Maranhão


 A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião com integrantes do programa mais IDH, no auditório da Câmara Municipal nesta terça- feira 05/04. A solenidade que marca o início das atividades da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) no município de São Francisco do Maranhão e a implementação das ações do Plano de Enfrentamento da Epidemia de Dengue, Chikungunya e Zika vírus.
Participarão da solenidade o secretario de Saúde Tiago Nogueira, Secretario de Agricultura Luis Reis, Vereadores Neto Almeida, Luisinho  e Zé Borges, etc..
O Secretario Municipal de Saúde usou a palavra pra fazer um breve relato da saúde no município e aviou que a equipe composta por um médico e enfermeiros vão reside no município atuando no programa.
A Fesma é um programa que integra o Plano Mais IDH para reverter indicadores de saúde como morbimortalidade infantil e materna, taxas de internação por complicação de doenças crônicas e controle de endemias negligenciadas.   O programa foi instituído legalmente pelo Decreto nº 30.616, de 02 de Janeiro de 2015, e adota uma lógica de trabalho tático-sanitária com foco nas prioridades: saúde da criança, saúde da mulher, controle de complicações cardiovasculares, diabetes e controle de endemias.
 
Plano de Enfrentamento ao Aedes
Anunciado pelo governador Flávio Dino durante a cerimônia local da ‘Mobilização Nacional de Combate ao Aedes aegypti’, no último dia 13 de fevereiro, o Plano de Contingência para o Enfrentamento da Epidemia de Dengue, Zika vírus e Chikungunya no Maranhão’ tem o objetivo de dar uma resposta rápida às situações de saúde pública relacionadas a essas doenças por meio do fortalecimento das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. 
Nesta segunda-feira (4), o governo iniciará a entrega aos municípios e regionais de saúde do Estado, dos kits de operação de campo para combate ao Aedes aegypti e de proteção individual (EPI), além do reforço de mais 25 veículos nos serviços de aplicação de inseticida, ampliando o número para 50 carros equipados com as máquinas de ultra baixo volume (fumacê) usadas para a eliminação do mosquito adulto. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário