quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Comarca de São Francisco do Maranhão ganha novo Fórum



















A comarca de São Francisco, distante 705 km de São Luís, recebeu nesta quinta-feira (24) um novo Fórum, inaugurado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Cleones Cunha.
Na solenidade de inauguração, Guerreiro Júnior reafirmou a importância do modelo de gestão compartilhada adotado pelo TJMA e pela Corregedoria para aprimorar o atendimento à sociedade, investindo na estruturação do Judiciário e garantindo condições dignas de trabalho aos magistrados e servidores.
“Espero que os jurisdicionados usufruam dos benefícios que este prédio traz para os usuários dos serviços da Justiça”, afirmou Guerreiro Júnior,  elogiando a trajetória do advogado Pedro Alves de Oliveira, que milita na comarca desde 1964. “Ele é capaz de identificar a melhoria que hoje é implantada”, frisou.
Cleones Cunha ressaltou que as inúmeras inaugurações recentes de fóruns demonstram a valorização do TJMA à Justiça de 1º grau, que, segundo ele, é o alicerce do Poder Judiciário. O desembargador disse que tem com São Francisco do Maranhão uma ligação familiar histórica.
“É um momento muito especial participar dessa inauguração, visto que minha família tem ligação histórica com esta comarca. Meu bisavô foi padre em Amarante do Piauí e naquela época, estas duas cidades pertenciam à mesma paróquia”, salientou.
O juiz Iran Kurban Filho (titular de Barão do Grajaú), diretor em exercício do Fórum da comarca de São Francisco do Maranhão, ratificou a honra de poder participar de um momento tão importante para o município.
“A padronização de processos e rotinas, informatização de sistemas, modernização imobiliária e mobiliária representam avanços que destacam o Maranhão no cenário nacional, trazendo-lhe reconhecimento, tanto que passamos a receber constantes elogios, inclusive do CNJ, pelo alcance de metas e redução do acervo processual”, assinalou.
INVESTIMENTO - Iniciada em dezembro de 2011, a obra do Fórum de São Francisco do Maranhão custou R$ 921.907,85, oriundos do Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Poder Judiciário (FERJ), por meio de contrato firmado durante gestão do ex-presidente do TJMA, desembargador Jamil Gedeon.
O novo fórum, situado no bairro Alto Sereno, é padrão, possui 427m2 de área construída num terreno de 2.000 m2 e abriga a vara judicial, salas para recepção, OAB, distribuição, arquivos, audiência, copa, depósitos, oficiais de justiça, gabinetes de juízes. Possui estacionamento privativo rampas de acessibilidade, entre outros.
PRODUTIVIDADE - A comarca de São Francisco do Maranhão pertence ao polo judicial de São João dos Patos. Ela foi uma das ganhadoras do prêmio de gestão por produtividade 2013 do TJMA, cujo resultado foi divulgado na última terça-feira (22). É a terceira vez consecutiva que é contemplada com a gratificação pelo bom desempenho.
De janeiro a outubro deste ano foram distribuídos 385 processos e proferidas 403 sentenças. Tramitam atualmente 401 processos. A Vara é única e a juíza titular é Flávia Barçante.
Participaram da inauguração o prefeito Valdino Alves Nepomuceno, o vice-prefeito Elson Aires Barbosa, o vereador Raimundo Almeida Net (presidente da Câmara Municipal), o juiz Simeão Pereira (titular da 4ª Vara Cível de Timon), o promotor Alenilton Santos da Silva Júnior (diretor da Promotoria de São Francisco do Maranhão), o coronel Gonçalo Nepomuceno (representando o comando geral da PMMA), vereadores, líderes religiosos e comunitários, advogados, entre outros.

01 de dezembro de 2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário