Compuseram a mesa para entrega do título, além de dom Vilson: dom Geraldo Dantas, bispo emérito de São Luís; dom José Carlos, bispo auxiliar; Humberto Coutinho (PDT), prefeito de Caxias; padre Romilton, provincial dos Padres Dehonianos do Maranhão; padre Mendes, representante da Diocese de Caxias; Silvana, representante da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Luís; e Helena Duailibe, vice-prefeita de São Luís (PSB).
Bira do Pindaré lembrou que quando foi eleito deputado estadual tinha resistência em oferecer títulos de cidadania maranhense. No entanto, dom Vilsom é muito mais que merecedor desta justa homenagem. O parlamentar apresentou uma breve biografia do bispo.
Bira do Pindaré ressaltou a importância que dom Vilson Basso teve na sua formação política, religiosa e de militância. A Bíblia nos explica o milagre da vida e da solidariedade. A vocação de Dom Vilson não pode ser nunca contestada, sempre seguindo o caminho da sua consciência.
“Por essa razão é que a gente propôs esse título e eu espero, espero grandemente que a gente possa fazer desse título uma homenagem a todos aqueles que sonham, que lutam, como estou vendo aqui diversos companheiros e companheiras que tem essa mesma história que eu tive de Pastoral de Juventude”, disse Bira.
A deputada Cleide Coutinho (PSB) também prestou homenagens ao bispo de Caxias. Ela ressaltou o compromisso dele com os movimentos sociais, religiosos e o trabalho em resgate aos mais de 600 mil fiéis que a diocese de Caxias abrange. “É com muita honra que o Maranhão e a cidade de Caxias recebem seu mais novo filho”, celebrou Cleide.
Dom Vilsom recebeu muito emocionado das mãos do deputado Bira o título de cidadão maranhense. O bispo disse que aprendeu a amar a cultura, os costumes e a maneira de viver dos maranhenses. “Agradeço de maneira especial o Bira, que conheci na Pastoral da Juventude. Te parabenizo pela história que construístes e aqui nesta homenagem que é dirigida a mim. Além da diocese de Caxias quero saudar também a Pastoral da Juventude e os assessores desde 1986”, declarou dom Vilsom.
Bira encerrou a sessão agradecendo todos que estiveram presentes a solenidade e cantando uma canção que foi ensinada por dom Vilson Basso. “Irá chegar um novo dia, um novo céu, uma nova terra, um novo mar, e nesse dia os oprimidos, em uma só voz a liberdade iram cantar. Irá chegar um novo dia, um novo céu, uma nova terra, um novo mar, e nesse dia os oprimidos, em uma só voz a liberdade iram cantar. Viva Dom Vilsom Basso! Viva a luta do Povo de Deus! Viva a luta do povo maranhense”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário