A declaração foi dada ao comentar sobre o Piauí ser o campeão em cassações de prefeitos no país.
Em coletiva na manhã desta sexta(14), presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, comentou as inúmeras cassações de prefeitos que torna o Piauí o estado que mais puniu gestores.
“O TRE do Piauí tem uma atuação rigorosa e firme, que é auxiliada também pelo Ministério Público Federal e a própria população que não admite gestores corruptos”, comentou ao ser questionado sobre a quantidade de cassações no Estado, que já passaram de 50 e ainda há 59 processos a serem julgados até dia 15 de dezembro.
Ele também afirmou que a Justiça Eleitoral será mais rígida nas próximas eleições, em relação à Lei da Ficha Limpa e que é a favor da extensão dessa medida aos cargos de confiança nos poderes executivos. “Nós vamos atuar mais firmemente nas eleições municipais, porque no nosso entendimento a Lei é Constitucional e contribui para a moralização dos costumes políticos”, declarou que ainda a Lei não vale para as eleições anteriores porque no Supremo Tribunal Federal (STF), porque abriu uma vaga com a aposentadoria da ministra Ellen Grace.
Voto biométrico
O ministro anunciou que nas eleições de 2012, dez milhões de brasileiros vão votar através das urnas biométricas. O número em 2010 foi de 1,1 milhões de eleitores. Dois Estados vão aderir ao voto biométrico: Alagoas e Sergipe e as capitais Goiania e Curitiba.
No Piauí, além de Piripiri e Piracuruca onde a população já vota biometricamente, as cidades de Picos, Floriano e Francisco Santos, também vão aderir ao sistema. O percentual do total de eleitores que vão votar com a nova urna são de 7,15%.
Visita ao Piauí
O ministro participará de uma seção solene no Tribunal de Justiça do Piauí onde receberá três comendas: o Colar do Mérito Judiciário, a Medalha da Ordem do Mérito Renascença do Piauí e a Medalha do Mérito Eleitoral do Piauí.
“Estou no Piauí recebendo essas medalhas é uma grande honra, mas esta condecoração não é minha e sim da Justiça Eleitoral”, destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário