sexta-feira, 20 de novembro de 2015

CODEVASF Participa da Criação do Comitê Municipal do Programa Água para Todos



Foi criado o   Comitê Gestor Municipal do programa Água para Todos no Maranhão. Além da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), participaram da reunião representantes das entidades organizadas no município de São Francisco do Maranhão : Igrejas, Sindicatos, etc...
Segundo o coordenador do programa Água para Todos na 8ª Superintendência Regional da Codevasf, Henrique Guelber, o encontro teve o objetivo de ouvir as experiências de cada instituição e de confirmar a importância da intermediação e da padronização de informações, que pode gerar maior agilidade nos processos.
“A reunião foi bem proveitosa, pois busca a integração de informações visando dar maior celeridade e eficiência às tomadas de decisão e isso favorece, consequentemente, a consecução dos resultados.
O acesso a água potável para quase 45 mil famílias vem sendo garantido pela Codevasf no Maranhão por meio do programa Água para Todos, do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI). Para tanto, estão sendo investidos mais de R$ 200 milhões na implantação de cisternas, de sistemas simplificados de abastecimento de água e de pequenas barragens. Todos os 147 municípios pertencentes à área de atuação da Codevasf no estado serão beneficiados.
Tecnologias garantem água
No caso das cisternas, foi concluída a meta de implantação de 5.377 reservatórios em 16 municípios maranhenses. Cada cisterna tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água durante os períodos de chuva. Nesses meses, a água é captada no telhado da casa por um sistema de calhas e de canos para o interior das cisternas. A quantidade armazenada é capaz de abastecer famílias de cinco pessoas por períodos de estiagem de até oito meses (desde que a família use a água apenas para beber e para cozinhar).
O objetivo principal das pequenas barragens é o armazenamento da água nos períodos chuvosos para a dessedentação animal e pequenas irrigações. Elas amenizarão os efeitos da estiagem, evitando a morte de rebanhos inteiros, além de servir para a irrigação de pequenos cultivos no período de seca.











Nenhum comentário:

Postar um comentário