quarta-feira, 10 de junho de 2015

Flávio Dino anuncia concurso para médicos e enfermeiros atuarem no interior do MA


Força Estadual de Saúde atuará nos 30 municípios com os menores IDH do estado
Governador também anuncia parceria para ampliação do Hospital da Criança em SL
O governador Flávio Dino confirmou nesta segunda-feira após assinatura de convênio com o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda, que será lançado no mês de julho edital para concurso de profissionais de saúde para atuarem na Força Estadual de Saúde em 30 municípios com os menores IDH do Maranhão.
Serão ofertadas 200 vagas, distribuídas entre enfermeiros (100), médicos (50) e outros profissionais da área de saúde (50). As equipes da Força Estadual de Saúde prestarão assitência médica e acompanhamento permanente das demandas de saúde básica nesses 30 municípios, como forma eficaz de evitar complicações maiores por falta do atendimento inicial.
As primeiras equipes, que já atuam na Secretaria de Estado da Saúde, iniciaram treinamento também nesta segunda e começam a percorrer as cidades incluídas no Mais IDH a partir do mês de julho, ao término da preparação.
O governador Flávio Dino fez questão de proferir a aula inaugural da primeira equipe da Força Estadual de Saúde, diante do compromisso dos profissionais com o bem-estar da população e o início de um novo trabalho humanizado, que vai atender os lugares mais longínquos do estado.
– O problema da Saúde Pública não se resolve apenas construindo hospitais, como muitos pensam, mas é investindo fortemente no atendimento humanizado e para todos. É isto que muda a vida das pessoas”, ressaltou Flávio Dino.
Hospital da Criança
Em seguida o governador assinou convênio de cooperação para o Portal de Atenção à Saúde (PAS), mecanismo que agilizará o acesso aos serviços de saúde pública no estado, evitando a judicialização das questões da Saúde, por dificuldades ao acesso a medicamentos, exames, internações, tratamentos e transferências hospitalares. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís.
O objetivo é fazer com que o cidadão tenha acesso ágil aos serviços públicos de Saúde, sem precisar recorrer a expedientes judiciais. No PAS, será dada a solução administrativa à demanda, onde os cidadãos poderão receber todas as informações em um único local. O núcleo funcionará como um local de mediação e conciliação e tem como principal função facilitar o atendimento aos pacientes que precisam de atendimento.
O PAS funcionará em um imóvel do Estado cedido à Defensoria Geral do Estado, localizado na Rua da Estrela, nº 421, na Praia Grande (Centro) e atenderá ao público de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
Ao lado do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda, Flávio Dino aproveitou para anunciará uma parceria entre o estado e o município para a conclusão da ampliação do Hospital da Criança, no bairro da Alemanha.
– O Estado e o Município agora atuam juntos para melhorar a qualidade de vida da população. O tempo das perseguições já passou, São Luís e todo o Maranhão agora respiram aliviados – destacou Edivaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário